terça-feira, 11 de setembro de 2012

Hipsters históricos da cultura pop

É o conceito para contextualizar o trabalho de um artista chileno, Fab Ciraolo, que em sátiras usa ícones da cultura pop e personagens históricos para fazer suas ilustrações, combinadas com colagens e recortes. Prefere sempre a mesma cartela de cores e faz uma perfeita conexão entre o retrô e o moderninho.
Inicia seus trabalhos com técnicas de pinturas de aquarela e óleo sobre a tela, onde procura expressar cada detalhe para finalizar posteriormente com seus macetes digitais.
Ele não gosta de criar suas próprias definições, deixando isso a nosso cargo!
O cara também tem uma banda, é o baterista da Oh Margot, cujo nome é baseado na expressão inglesa Oh My God, (em castelhano).

A primeira ilustração que chamou mais atenção e causou repercussão foi do He-man vestindo roupas fashion, postado em seu blog, e a partir daí ele criou outras no mesmo padrão consolidando seu  estilo.









Hipsters? Oi?

“É alguém que quer o lado cool da contracultura e da rebeldia juntamente com os privilégios de riqueza e do consumo — querendo sempre saber de tudo antes dos outros”. Mark Greif


Derivado de um adjetivo  ‘hip’ que significa algo descolado e inovador o termo vem ganhando cada vez mais conotação, pejorativas ou não.

Surgiu nos Estados Unidos  durante os  anos 40 quando os jovens (brancos, anglo-saxões, protestantes) descobriram o jazz e a cultura afro-americana e eram chamados de "negros brancos". 
Hoje é  algo que se usa para definir pessoas que buscam referências autênticas, inusitadas  e combinações incomuns (as vezes desastrosas).
Adoram qualquer produção independente, seja de cinema ou de música, são ligados a arte urbana e procuram involuntariamente disseminar  tendências alternativas que mesclam elementos de diversos movimentos tentando criar e parecer original, mesmo cercados por uma cultura comercial dominante e desfrutando dela se dizem contrários à convenções sociais e ao capitalismo exagerado.

Sem comentários:

Enviar um comentário